Separados no nascimento – parte 8

separados08

Há algum tempo, assisti um longa-metragem chamado Gengis Khan, produzido em 1965. O filme, que ganhei de Paulo R. C. Barros, além da boa produção, tem atores de peso: Omar Sharif (como Genghis Khan), Telly Savalas, James Mason, entre outros.

E qual minha surpresa quando percebi certas coincidências (lê-se plágios) entre o Gengis Khan de 65 e o Conan de 82.

Vou citar algumas:

1 – Em Genghis Khan, o próprio mongol assiste ainda criança a destruição de sua tribo pelas mãos de seus inimigos. Conan também.

2 – Escravo, Genghis Khan ganha como castigo uma roda/coleira de madeira no pescoço. Essa punição evita que o pequeno mongol fuja, mas, com o tempo, contribui para seu desenvolvimento físico. Como sabemos, uma roda também ajudou Conan a ficar fortinho.

3 – Khan tem um cunhado chamado Subotai, um verdadeiro e fiel amigo. Assim como o Subotai de Conan.

4 – Khan tem outro amigo chamado Geen, um mago meio canastrão que também é o narrador da história. Assim como o mago de Conan, interpretado pelo ator Mako. Além disso, ambos os magos levam seus “heróis” para um local de rochedos onde “só espíritos e fantasmas habitam”.

Hum, coincidências demais, hein?

Sem contar a trilha sonora. A de Genghis Khan parece uma versão simplificada da trilha magnífica de Conan. Às vezes a cópia sai melhor que o original! 🙂

Entretanto, do ponto onde Khan conhece os chineses, os dois enredos começam a divergir. Em Genghis Khan um pequeno escravo acaba se tornando um grande conquistador. No outro, um pequeno bárbaro se torna um grande bárbaro… o que não é uma mudança muito significativa.

Talvez porque Khan leu “Mongol Rico, Mongol Pobre”, tornando-o um grande empreendedor e proprietário de terras, e os cimérios não tivessem nenhum livro semelhante.

Mas essa é uma outra história a ser contada…

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Separados no nascimento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s